Pedais, acelerador, comandos elétricos e muito mais. Tudo é minuciosamente adaptado de acordo com cada patologia.
Você já pensou sobre como é feita a adaptação dos carros para PCD? Sabe quais são os tipos, as diferenças e ainda – o que é possível alterar em um carro? O post de hoje vai tratar deste assunto e trazer para você algumas curiosidades técnicas sobre o processo de adaptação.
Para começar, podemos esclarecer que existem três tipos de carros adaptados para portadores de deficiência física: os equipados com câmbio automático de fábrica, os equipados com embreagem automática de fábrica e os adaptados posteriormente conforme a deficiência da pessoa – que é o que vamos detalhar a seguir.
Quando pensamos em carros adaptados, pensamos que em apertar um botão do controle remoto e abrir a porta traseira, ou ainda abaixar automaticamente uma rampa que vai levar o motorista e sua cadeira direto para a direção do carro.
Alguns modelos podem ter o piso rebaixado e o teto levantado para comportar um cadeirante. Tudo isso já é possível! E é também possível inserir acessórios para tornar outros itens acessíveis, vale lembrar que cada item modificado tem uma função e um valor diferente. Listamos as possíveis adaptações para que você conheça:
Acelerador esquerdo: Equipamento que transfere o acelerador para o lado esquerdo do pedal do freio, sem anulá-lo. Quando não for usado, pode ficar escondido embaixo do painel. O acelerador original permanece.
Alavanca de freio e acelerador manual: Comandos de freio de serviço e acelerador são ativados manualmente.
Auxiliar de freio de mão: Direcionado para quem tem pouca força na mão direita.Central de comandos elétricos: São sensores que podem ser instalados em praticamente qualquer parte do veículo. Eles ativam comandos secundários, como setas e limpadores. O acionamento é feito através de leves movimentos de pressão, seja com a cabeça no encosto do banco ou com o braço no apoio, por exemplo
Central de comandos elétricos ao volante: Permite ao motorista que possui apenas um membro superior disponível para o controle do volante, manuseá-lo e, ao mesmo tempo, operar todos os comandos secundários (setas, faróis, limpadores, buzina e outros), sem ter que soltá-lo.
Guinchos: Usados para guardar cadeiras de rodas mais pesadas no porta malas do carro e para transferência da cadeira de rodas para o banco de motorista ou passageiro.
Pomo giratório: Dispositivo que permite ao motorista girar o volante completamente para os dois sentidos, somente com o uso de uma das mãos. Possui opções removíveis e de dois ou três pontos.
Prolongador de pedal: Indicado para condutores de baixa estatura, encurtando a distância entre os pés e os pedais.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o que é possível adaptar em um veículo? Ficou com alguma dúvida? Siga-nos nas redes sociais – @pcd_shop_brasil (Instagram) e PCD Shop (Facebook) – e deixe o seu comentário.